Nos capítulos anteriores...
Antes de abordarmos especificamente a questão da possibilidade de uma ética cristã da sexualidade desenvolvida a partir da idéia teológica da incorporação em Cristo, revisemos alguns dos seus pressupostos: o primeiro, é a antropologia bíblica unitária, sobre a qual discorremos em três partes. Na parte 1 dissemos que, diante da complexidade da sexualidade humana, abordar a ética pelo simbólico pode ser um caminho. Esta simbólica, a temos riquíssima na Bíblia. Tal simbólica é explorada na parte 2, o mito adâmico da criação. Lá dissemos que a carne humana, enquanto criada do pó da terra (mundaneidade do mundo) é criada inspirada, animada, para a relação com Deus na santidade. Esta visão vê o corpo humano sexuado como separado do sagrado e do divino, como de resto está separada toda a criação na concepção bíblica. Assim, com Xavier Lacroix, dissemos que o termo 'santidade' diz melhor a mediação da liberdade do que o termo 'sagrado'. A mediação da liberdade humana faz a ligação entre a gravidade-aderência-sensualidade da carne e o movimento do Espírito conduzindo o homem e a mulher na relação com o Santo (isto é, vida de santidade). O pressuposto teológico aqui é a relação entre ética e espírito, explorada na parte 3. Ali, a relação (que interessa à ética) entre a materialidade da carne e a visão bíblica da carne inspirada (bāśār), se dá pela possibilidade do psíquico (espírito) na materialidade do mundo e da carne. O Espírito (Ruah) insufla o terroso (inanimado, pó) e cria a carne animada (Gn 2,7). Esta carne inspirada traz em si não só o limite e a fragilidade do mundo criado (circunscrito à materialidade; finitude), mas o movimento espiritual (do psiquismo humano) que se põe a questão do sentido (origem, finalidade ou realização; como posso viver plenamente meu sexo, meu corpo? etc...).
Como a sexualidade humana está ligada tanto à geração de vida humana (bios) como à dinâmica da vida amorosa (não só a erótica, mas também a ética (relações familiares e sociais; não só eros, mas ágape e filia), tudo isso implica que a sexualidade humana, porque ordenada à santidade, é lugar do dom de Deus na carne. Como?
Blog da disciplina "Ética cristã da sexualidade" do Departamento de Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia-FAJE. Inspirada nas aulas do prof. Nilo Ribeiro SJ, com re-interpretações próprias do professor e contribuições dos alunos e alunas.
Postagens populares
-
O toque, o passeio das mãos, o roçar do corpo; o que se sente à flor da pele... • ... Isso tudo revela a presença do outro e que nos fazem...
Blog archive
-
▼
2011
(29)
-
▼
maio
(16)
- Esponsalidade e castidade II
- Vida no Espírito e Ética: a moral cristã da carne
- Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de...
- Ética Cristã da Sexualidade como Incorporação ao C...
- Ética Cristã da Sexualidade como Incorporação ao C...
- As dimensões da ética da sexualidade
- Ética da Sexualidade - pressupostos
- Do sentido a ética
- A fenomenologia dos gestos carnais IV
- A fenomenologia dos gestos carnais III
- A fenomenologia dos gestos carnais II: a carícia
- A fenomenologia dos gestos carnais
- Deus em Lady Gaga: um hino aos marginalizados
- O fim do sexo na era de Lady Gaga
- Antropologia e Ética
- A crise do masculino
-
▼
maio
(16)
Powered by WordPress
©
Deixemo-nos amar - Designed by Matt, Blogger templates by Blog and Web.
Powered by Blogger.
Powered by Blogger.
0 comentários: